POLITICAS PÚBLICAS DA SAÚDE DO IDOSO

A assistência á saúde do idoso tornou-se prioridade, tendo em vista o aumento progressivo da expectativa de vida observado nas ultimas décadas. A população mundial com idade igual ou superior a 60 anos compreende cerca de 11% da população geral, com expectativa para o aumento nas próximas décadas. A Politica Nacional do Idoso no artigo 2º considera idosa a pessoa maior de sessenta anos de idade, entretanto as ações voltadas ao idoso, além do atendimento de suas doenças, visam ao desenvolvimento de ações preventivas e educativas buscando melhorar a qualidade de vida.

Neste contexto, a ação do estado no sentido de proporcionar qualidade de vida aos cidadãos é feita por intermédio das Politicas Públicas e, dentre as politicas voltadas para a proteção social, estão as politicas de saúde. O estado, como uma expressão maior de organização politica de uma sociedade, estabelece relações entre indivíduos de uma organização. É importante considerar que as necessidades de saúde dos idosos requerem uma atenção especifica que pode evitar altos custos para o Sistema de Saúde e, sobretudo proporcionar melhores condições de saúde a essas pessoas. Em atenção as necessidades políticas implementou-se, no Brasil, a Politica Nacional da Saúde do Idoso(PNSI) que tem por objetivo permitir um envelhecimento saudável, isto é, preservar a capacidade funcional e sua autonomia.

A PNSI, instrumento de que o setor de saúde passa a dispor, estabelece as diretrizes essenciais para a redefiniçao dos programas, planos, projetos e atividades do setor na atenção integral ás pessoas em processo de envelhecimento. Essas diretrizes são:

  • Promoção do envelhecimento ativo e saudável;
  • Manutenção e reabilitação da capacidade funcional;
  • Apoio ao desenvolvimento de cuidados informais.

A rede de atenção básica ainda não trata a questão da saúde do idoso de maneira coletiva, exceto por programas que indiretamente contemplam a questão. O importante mesmo é qualificar os serviços de saúde para trabalhar com aspectos específicos da saúde da pessoa idosa e que haja como garantir o acesso a instrumentos diagnósticos adequados, a medicação e a reabilitação funcional da população idosa e é claro, prevenir a perca de capacidade funcional ou reduzir os efeitos negativos de eventos que a ocasionem.

            Portanto, cabe a gestão municipal da saúde desenvolver ações que objetivem a construção de uma atenção integral á saúde dos idosos em seu território. É fundamental organizar as equipes de Saúde da Família e atenção básica, incluir a população idosa em suas ações, com profissionais capacitados a identificar as necessidades dessa população.

Deixe um comentário